“Um país se faz de homens e de livros”
Monteiro Lobato
Apresentação:
Já dissera um sábio: livros não mudam o mundo, livros mudam pessoas, e as pessoas mudam o mundo. Mas, e quando as pessoas não têm acesso ao livro? E quando a média de leitura é menor do que dois livros por pessoa por ano, como no Brasil?
Não é casual que todos os países desenvolvidos tenham índices de leitura altíssimos. Assim como o conjunto de leituras de uma pessoa forma o ser pensante, o conjunto de leituras de um território configura uma nação pensante, um país independente de fato – e não apenas de direito.
Objetivo geral:
Temos o intuito de despertar em crianças, jovens e adultos o hábito da leitura, incentivar o hábito de contar e ouvir estórias e poesias, além de apoiar e ser fonte de pesquisa à atividade escolar, à dramatização de teatro, recitais e saraus. Enfim, pretendemos atender e interagir com a comunidade em geral, com caráter: educativo, informativo, cultural e recreativo.
A implantação da Biblioteca Comunitária do Instituto Voz Ativa servirá de resgate e de preservação do patrimônio histórico-cultural, pois ajudará no acesso ao conhecimento através de todo tipo de publicação doada.
Objetivos específicos:
• Incentivar a leitura;
• Comemorar o dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil e Juvenil;
• Tornar acessível o saber, a leitura, a informação e o conhecimento;
• Realizar oficinas de produção de textos e de redação em geral e em especial para pré-vestibulando;
• Utilizar a biblioteca para a troca de idéias, de opiniões, para encontros e estudos;
• Estimular a criatividade;
• Realizar um concurso de poesias;
• Auxiliar na educação de crianças, jovens e adultos;
• Não queremos somente emprestar os livros, mas também fundar novas bibliotecas;
• Abrir espaços para manifestação de qualquer forma de arte, usos e costumes, folclore e tradição;
• Disseminar a informação para toda a comunidade, sem discriminações;
• Produção de material didático (cartilha e vídeo) acerca da luta e a organização da população local por melhores condições de vida através da atuação conjunta entre a comunidade e a Biblioteca Popular, pois resgatar e preservar esta memória é parte essencial da reafirmação permanente da identidade cultural desta população além de ajudar na mobilização destes para continuar a sua luta pela igualdade e justiça em nosso país;
Justificativa:
Estamos localizados na periferia de Campinas (região do Campo Grande), com aproximadamente 200 mil pessoas com grande carência de equipamentos públicos, principalmente de bibliotecas.
Acreditamos que uma Biblioteca Comunitária neste território ajudará no combate à vulnerabilidade da população, cada vez mais marginalizada e atacada em seus direitos mínimos e fundamentais. Para nós, a educação é uma importante ferramenta de integração e inclusão social, em especial para crianças, adolescentes e jovens.
Vários estudos sociológicos e antropológicos demonstram que pequenas ações têm o potencial de transformação local sem precedentes. Por fim, acreditamos na necessidade de construção de outros valores como paz, união, coletividade, construção da consciência para que os cidadãos compreendam seu papel na sociedade. Sem esses valores, ficamos impossibilitados de construir um Brasil justo e igualitário.
Metodologia:
Decidimos lançar uma campanha para conseguir livros e equipamentos (como computador, impressora, estantes, tapetes, pufs, etc) novos ou usados para montar uma Biblioteca Comunitária.
Já temos uma sala e um pequeno acervo de livros adultos e infantis na Região do Campo Grande
“Se um livro é capaz de mudar a vida das pessoas,
o que dizer, então, de uma biblioteca comunitária?”
Nenhum comentário:
Postar um comentário