sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

INSTITUTO VOZ ATIVA

O Instituto Sócio-Cultural VOZ ATIVA é uma instituição sem fins lucrativos, pautada pelo respeito aos direitos humanos, pela defesa da vida e do meio ambiente, para a promoção da cidadania, para o resgate de elementos da identidade sócio-cultural brasileira e para a reconquista da dignidade e da auto-estima de nosso povo.

Para os integrantes do Instituto VOZ ATIVA a maneira mais eficaz de construção destes valores são as ações. Apostamos na mobilização das pessoas a partir de pequenas iniciativas que, organizadas, tem imenso potencial para fazer a diferença. Se as palavras convencem, os exemplos arrastam.

Localizado na periferia de Campinas (região do Campo Grande), o Instituto aposta na cultura e na educação como importantes ferramentas de integração e inclusão social, em especial para adolescentes e jovens. São atividades sócio-educativas e de entretenimento que ajudam no combate à vulnerabilidade da população, cada vez mais marginalizada e atacada em seus direitos mínimos e fundamentais.

No Campo Grade há aproximadamente 180 mil pessoas com grande carência de equipamentos públicos. Com múltiplas atividades gratuitas, o Instituto procura suprir esta ausência do Estado. A programação é elaborada de acordo com as demandas locais e a disponibilidade de nossos colaboradores. Estrutura-se a partir de cursos, palestras, debates e oficinas que promovem a cidadania. Ainda nos dispomos a lutar ao lado dos moradores em suas reivindicações básicas: asfalto, esgoto, creche, saúde e transporte público.

Entretanto, o VOZ ATIVA está focado em atividades artísticas, educacionais, culturais e ambientais. A construção de novos valores se dá a partir das demandas concretas da comunidade. Paulatinamente, as pessoas são envolvidas em um processo maior, de conscientização de seu papel na sociedade.

Neste primeiro ano de existência, nossa proposta é a construção da biblioteca e da videoteca, oficinas para discussão de diversos temas, exibição e debate de filmes, orientação jurídica, aulas de teatro, aulas de línguas, aulas de informática, aulas de qualificação profissional. Também estamos planejando um cursinho pré-vestibular.

2 comentários:

  1. Oiie somos as adolencentes do cecompi e queremos perguntar se voces tem laboratorio de informatica no regiao campo grande(campinas).

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,

    onde acontece os trabalhos, podemos montar uma parceria proximo a minha casa, pois, lá tem um associação bem bacana

    Geraldo camargo
    camargo2049@gmail.com

    ResponderExcluir