segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vamos discutir política e a resistência do negro, ontem e hoje?


Nesta semana ajudamos a organizar dois importantes debates para compreender nossa realidade.

COMO FUNCIONA O ESTADO?*
21/11, ª feira, das 19h30 as 21h00
Local: Veris Metrocamp IBTA
Rua Doutor Salles de Oliveira, 1661 - Vila Industrial - Próximo a nova rodoviária de Campinas
Só existe democracia de fato com a participação ativa dos cidadãos. Porém para haver uma participação qualificada e eficiente é necessário que todos nós saibamos as regras que regulam o Estado brasileiro. Você vota? Vai votar? Mas sabe o que significa coeficiente eleitoral? Qual a diferença entre eleição majoritária e proporcional? Sabe qual a diferença entre deputados e senadores? Por que acontece tanta corrupção? Venha tirar essas e outras dúvidas.
Marcela Moreira
Coordenadora Geral do Instituto Sócio-Cultural Voz Ativa
Estudante Ciências Sociais PUCCampinas
Membro da ONG SOS Mata de Santa Genebra
Conselheira Suplente do COMDEMA
Eleita como a vereadora mais jovem de Campinas, para o mandato de 2005-2008

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA: LUTRA QUILOMBOLA: ONTEM E HOJE PELA LIBERDADE
23/11, 4ª feira, das 19h00 as 22h00
Local: PUC Campinas, Campus 1, Rodovia Dom Pedro
Debatedores:
Prof. Dr. Rui Ribeiro de Campos, Graduado em Geografia, Mestre em Educação pela PUC Campinas e Doutor em Geografia pela UNESP - Rio Claro. Professor de Epistemologia da Geografia, Pensamento Geográfico Brasileiro e Geografia Política no curso de Geografia da PUC-Campinas (http://pt.scribd.com/doc/61859986/EMT-019-Rui-Ribeiro-de-Campos e http://www.uff.br/geographia/ojs/index.php/geographia/article/view/227/219)
Jose Galdino Pereira, mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, defesndeu a tese: "Os negros e a construção da sua cidadania : estudo do Colegio São Benedito e da Federação Paulista dos Homens de Cor de Campinas - 1896 a 1914", que resgata através dos jornais "Cidade de Campinas e o "Comércio de Campinas" a história do Colégio São Benedito, as ações da população negra nos tribunais para defesa da causa abolicionista e de melhores condições de vida dos ex-escravos. Esta tese pode ser acessada em http://memoria.fundap.sp.gov.br/memoriapaulista/categoria/autor/pereira-jose-galdino. Também é diretor da EMEF Pe. Leão Vallerie

*Se você estiver interessado em levar este debate gratuito para sua escola, faculdade, sindicato, associação de moradores, entre em contato:
(19) 4141-4746 ou institutovozativa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário