segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Setembro com muitas atividades!


 Oficina: COMO FUNCIONA O ESTADO NA PRÁTICA?
Data: 20/09, 5ª feira das 9h30 as 11h40
Local: Escola Professor Washington José Lacerda Ortiz, Jd. do Lago
Só existe democracia de fato com a participação ativa dos cidadãos. Porém para haver uma participação qualificada e eficiente é necessário que todos nós saibamos as regras que regulam o Estado brasileiro. Você vota? Vai votar? Mas sabe o que significa coeficiente eleitoral? Qual a diferença entre eleição majoritária e proporcional? Sabe qual a diferença entre deputados e senadores? Por que acontece tanta corrupção? Venha tirar essas e outras dúvidas.

Oficina “GÊNERO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA”
Dia:20/09, 5ª feira, das 18h00 as 19h20
Local: PUC 1, Rod. Dom Pedro , prédio CCHSA, sala 312.
Temos como objetivo discutir a construção social das relações de gênero em todos os espaços de nossa vida e entender porque as mulheres estão excluídas dos espaços de liderança e direção. Além disso, procuramos avaliar quais são as atitudes e ações que produzem e mantém relações de desigualdades, violências e opressões.

Oficina: COMO FUNCIONA O ESTADO NA PRÁTICA?
Data: 21/09, 6ª feira das 21h00 as 22h30
Local: PUC Central, para o 1º ano do curso de Direito.
Só existe democracia de fato com a participação ativa dos cidadãos. Porém para haver uma participação qualificada e eficiente é necessário que todos nós saibamos as regras que regulam o Estado brasileiro. Você vota? Vai votar? Mas sabe o que significa coeficiente eleitoral? Qual a diferença entre eleição majoritária e proporcional? Sabe qual a diferença entre deputados e senadores? Por que acontece tanta corrupção? Venha tirar essas e outras dúvidas.

BAZAR ARTE PARA TODOS
Data: 22/09, sábado das 16h00 as 22h00
Local: Escola de Circo Além da Lona, Rua Dr. Quirino, nº 152.
Que tal juntar arte, cultura e um bazar feito por pessoas queridas e especiais? Christian Matias, coordenador do circo escola Além da Lona convida todo mundo para participar e se divertir. A entrada é gratuita.

FESTA PARA SÃO COSME E DAMIÃO - 12º CARURU DI MININO
Data: 23/09, domingo, das 12h00 as 17h00
Local: O Centro Cultural Casarão do Barão, Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n  Terras do Barão - Barão Geraldo.


Organização: Pontinho de Cultura Criança, Tambor e Festa
O dia de São Cosme e Damião é celebrado em homenagem aos gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”.O dia de São Cosme e Damião é celebrado pelo candomblé, umbanda e outras religiões de origem africana.Estas religiões os homenageiam no dia 27 de setembro enfeitando seus templos. Mantém o  costume de oferecer comidas à base de azeite de dendê, especialmente o caruru, e doces às crianças.A igreja católica, no entanto, comemora o dia de Cosme e Damião em 26 de setembro, pois no calendário católico o dia 27 é dedicado a São Vicente de Paula.

Há relatos que atestam que os santos são originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.Estudaram medicina na Síria e passaram a praticar a profissão em nome de “Jesus Cristo e pelo seu poder”, segundo conta a lenda. Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menos sem receber qualquer pagamento por isso, razão pela qual eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Perseguidos por Diocleciano, os irmãos Cosme e Damião foram martirizados na Síria. Não se conhece a forma exata como morreram. Seus corpos foram transportados para Roma por fiés.
Fonte: http://www.bocaonews.com.br/noticias/principal/geral/678,caruru-para-festejar-cosme-e-damiao.html
http://centroculturalcasarao.wordpress.com/
 
Oficina: COMO FUNCIONA O ESTADO NA PRÁTICA?
Data: 24/09, 2ª feira das 17h00 as 18h30
Local: EE Dona Veneranda Martins Siqueira, Jd. MercedesSó existe democracia de fato com a participação ativa dos cidadãos. Porém para haver uma participação qualificada e eficiente é necessário que todos nós saibamos as regras que regulam o Estado brasileiro. Você vota? Vai votar? Mas sabe o que significa coeficiente eleitoral? Qual a diferença entre eleição majoritária e proporcional? Sabe qual a diferença entre deputados e senadores? Por que acontece tanta corrupção? Venha tirar essas e outras dúvidas.

Reunião do COMDEMA
Data: 26/09, 4ª feira, das 14h00 as 17h00
Local: Salão Vermelho da Prefeitura 


Um dos pontos de pauta: grupo se une para preservar 'bosque comunitário' às margens de ferrovia. O Comdema debaterá e tirará um documento de apoio aos moradores: Moradores do Jardim Florence I, em Campinas (SP), querem impedir que a América Latina Logística (ALL)  derrube um pequeno bosque com cerca de 800 metros quadrados que abriga árvores de várias espécies, como ipês e primaveras. A área, cuidada pelos vizinhos, serve de sombra e local de descanso para quem reside no bairro. O cinturão verde foi plantado a partir de 1994 pela aposentada Rute Keller. De acordo com os moradores, as árvores começaram a ser derrubadas na tarde de segunda-feira (17). “Fomos pegos de surpresa. Vi de casa com o meu binóculo. Desci lá e pedi para eles pararem de cortar. Eles pararam”, conta Rute. Ainda segundo os moradores, a mata será derrubada para que a ALL amplie o ramal ferroviário. Novos trilhos passarão onde está o pequeno bosque. Na manhã desta terça-feira (18), um grupo de moradores liderados pelo casal Rute e Kurt Keller fez plantão no local, mas apenas um funcionário da concessionária apareceu e o desmate não aconteceu no período da manhã. “Derrubaram o meu pé de caju”, disse um morador que passou pelo local, mas não se identificou. Os moradores ainda questionam a documentação apresentada pela empresa.

Oficina: COMO FUNCIONA O ESTADO NA PRÁTICA?
Data: 26/09, 4ª feira das 19h00 as 22h00
Local: Casa da Liliana, Pq. XangriláSó existe democracia de fato com a participação ativa dos cidadãos. Porém para haver uma participação qualificada e eficiente é necessário que todos nós saibamos as regras que regulam o Estado brasileiro. Você vota? Vai votar? Mas sabe o que significa coeficiente eleitoral? Qual a diferença entre eleição majoritária e proporcional? Sabe qual a diferença entre deputados e senadores? Por que acontece tanta corrupção? Venha tirar essas e outras dúvidas.



CALfé com Bolacha

Data: 27/09, das 16h00 as 19h00
Local: Mesinhas da Arcádia, Instituto da Linguagem, Unicamp.
Bate papo sobre políticas públicas junto a comunidade LGBT
 
Oficina “GÊNERO E PARTICIPAÇÃO POLÍTICA”
Dia: 28/09, 6ª feira, das 16h00 as 17h40
Local: PROGEN 2, Cidade Satélite Iris I
Temos como objetivo discutir a construção social das relações de gênero em todos os espaços de nossa vida e entender porque as mulheres estão excluídas dos espaços de liderança e direção. Além disso, procuramos avaliar quais são as atitudes e ações que produzem e mantém relações de desigualdades, violências e opressões. Oficina com as mães e pais atendidos pelo projeto.



Berra Banda no Música no Campus
Dia: 29/09, sábado, das 16h00 as 18h00
Local: Gramados do Instituto de Biologia, Unicamp.
Organização: Projeto Música no Campus
Vamos prestigiar o projeto Música no Campus que trará a Berra Banda aos gramados do Instituto de Biologia (IB), no final da tarde de sábado, fazendo uma “Homenagem a Chiquinha Gonzaga” e tendo como músicos convidados Tatiana Ubinha, que é bisneta da compositora, Chris Cardoso, Paulo Dalgarrondo, Rilk Roger e Joel da Tuba. Durante duas horas o público poderá se deliciar com sucessos eternos como Lua Branca, Atraente, Flor Amorosa, Abre Alas, O Teu Cabelo Não Nega, Uma Andorinha Não Faz Verão, Linda Morena, Se a Lua Contasse, Pastorinhas, Rasguei a Minha Fantasia, Cidade Maravilhosa e Pierrô Apaixonado. Esta será apenas a primeira parte do show, com composições de Chiquinha Gonzaga até o ano de sua morte, em 1935. A Berra Banda é formada por Inácio Azevedo (violão, canto, direção geral), João Batista Lira (flautas, direção musical) e Cristiano Gallep (percussão). Segundo Inácio Azevedo, esse show foi montando para comemorar o aniversário de Chiquinha Barbosa no dia 17 de outubro. “Vamos tocar músicas dela, outros choros e maxixes, até chegar em Abre Alas, a primeira música de Carnaval, que Chiquinha compôs para o bloco Rosa de Ouro, do Rio de Janeiro, em 1899”, adiantou. Segundo Azevedo, foram selecionadas composições da chamada primeira geração do choro, a de Joaquim Callado, excelente flautista da época e grande amigo e incentivador de Chiquinha Gonzaga. “É dele Flor Amorosa, que foi a primeira música editada com o nome de choro. Já existiam choros, mas eram vistos como música de rua, coisa de malandros, que compositores como Ernesto Nazaré e Zequinha de Abreu preferiam chamar de ‘tango brasileiro’, lundu ou maxixe. A segunda geração do choro vem com Pixinguinha e Cachimbinho, vinte ou trinta anos depois de Chiquinha”.

Oficina: COMO FUNCIONA O ESTADO NA PRÁTICA?
Data: 02/10, 3ª feira das 20h00 as 21h30
Local: Salão Comunitária da Igreja Matriz Santa Isabel, Rua Ângelo Vicentim, 601  Só existe democracia de fato com a participação ativa dos cidadãos. Porém para haver uma participação qualificada e eficiente é necessário que todos nós saibamos as regras que regulam o Estado brasileiro. Você vota? Vai votar? Mas sabe o que significa coeficiente eleitoral? Qual a diferença entre eleição majoritária e proporcional? Sabe qual a diferença entre deputados e senadores? Por que acontece tanta corrupção? Venha tirar essas e outras dúvidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário