terça-feira, 11 de outubro de 2011

AGENDA OUTUBRO


Neste mês de outubro temos muitas atividades interessantes:
* curso de formação que explica como funciona o Estado, no qual você aprende conceitos importantes para exercer sua cidadania em vários lugares;
* Semana Belo Monte, atividade organizada junto com a PUC Campinas;
* 9º Encontro da Cidadania, organizado pelo CDI Campinas;
* Confraternização do Cursinho Popular Voz Ativa;
* Simulado dos Cursinhos Populares de Campinas e Região;
Participe e nos ajude na divulgação.
Seguimos ajudando a construir consciência para termos VOZ ATIVA
Abraços
Marcela Moreira
institutovozativa@gmail.com
4141-4746

****************************************

Ciclo de Debates SEMEC
17/10, 2ª feira, as 10h00
Crise internacional, desenvolvimento e educação
Local: Auditório ETECAP
Grêmio Estudantil “Orestes Augusto de Toledo” / Gestão GELPIE
Marcela Moreira: Coord. Instituto Sócio-Cultural Voz Ativa, Estudante Ciências Sociais PUC Campinas, ONG SOS Mata de Santa Genebra, Suplente no Conselho Municipal de Meio Ambiente –COMDEMA, Coord. Cursinho Popular Voz Ativa e professora do Cursinho Popular Toninho/Rede Emancipa
Paulo Daniel: economista, mestre em economia política pela PUC-SP, professor do departamento de economia e administração da Unianchieta, consultor com mais de 10 anos de experiência tanto na iniciativa pública, quanto privada, colunista das Revistas CartaCapital e Brasileiros e editor do blog Além de Economia.

Ciclo de Debates SEMEC
20/10, 5ª feira, as 10h00
Revisão do Código Florestal
Local: Auditório ETECAP
Grêmio Estudantil “Orestes Augusto de Toledo” / Gestão GELPIE
Rafael Moya: advogado, mestrando em Engenharia Urbana pela UFSCAR, Conselheiro do COMDEMA, membro da ONG SOS Mata de Santa Genebra, membro da Comissão de Meio Ambiente e Direitos Difusos da OAB/Campinas, Coordenador do Instituto Sócio-Cultural Voz Ativa
Camila Dinat: estudante de agronomia da ESALQ-USP e membro da FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil

14h00: Exibição documentário A MARGEM DO XINGU, VOZES DESCONSIDERADAS
Local: Auditório ETECAP
Documentário que trata do projeto de construção da Usina Hidroelétrica de Belo Monte que causará grande impacto ambiental destruindo locais de cultura ancestral indígena e dizimando povos tradicionais provocando um grande desequilíbrio ambiental de proporções incalculáveis e irreparáveis. Direção: Damià Puig, Produção: Rafael Salazar, Direção: Rafaela Paiva.

Debate: COMO FUNCIONA O ESTADO?
22/10, sábado, as 10h00
Local: MIS/Palácio dos Azulejos
Rua Regente Feijó, nº 859, Centro, Campinas
Marcela Moreira: Coord. Instituto Sócio-Cultural Voz Ativa, Estudante Ciências Sociais PUC Campinas, ONG SOS Mata de Santa Genebra, Suplente no Conselho Municipal de Meio Ambiente –COMDEMA, Coord. Cursinho Popular Voz Ativa e professora do Cursinho Popular Toninho/Rede Emancipa
Só existe democracia de fato com a participação ativa dos cidadãos. Porém para haver uma participação qualificada e eficiente é necessário que todos nós saibamos as regras que regulam o Estado brasileiro. Você vota? Vai votar? Mas sabe o que significa coeficiente eleitoral? Qual a diferença entre eleição majoritária e proporcional? Sabe qual a diferença entre deputados e senadores? Por que acontece tanta corrupção? Venha tirar essas e outras dúvidas.

SEMANA BELO MONTE
24/10, 2ª feira, as 19h30
Na 2ª feira, 24 de outubro, as 19h30, Sala 800 - Prédio H01 - Campus I, Rodovia Dom Pedro, teremos uma mesa de debate, com um debatedor contrário e outro favorável à construção da Hidrelétrica de Belo Monte:
Francisco del Moral Hernandez, pesquisador do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE USP). É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Campinas (UNICAMP), e mestre em Intereunidades em Energia pela USP.
Sebastião de Amorim:professor da Universidade Estadual de Campinas, coordenador técnico de pesquisas e diretor Técnico-Científico da TecnoMétrica. É graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre em estatística pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, doutor em estatística pela University of Wisconsin. Esses poderão nos esclarecer dúvidas das mais diversas.

26/10, 4ª feira, as 19h30
Na 4ª feira, 26 de outubro, as 19h30, Sala 800 - Prédio H01 - Campus I, Rodovia Dom Pedro teremos um evento que trará Deputado, líder e cacique Marcelo Tenurana, que apresentará uma nova perspectiva sobre a polêmica.

9º. ENCONTRO DA CIDADANIA
DA REDE CDI CAMPINAS NAS REDES SOCIAIS
29/10, sábado as 10h00
Local: Unisal – Campus São José, Av. Almeida Garret, nº 267
O Encontro da Cidadania da Rede CDI Campinas é um evento colaborativo E integra as 30 parcerias para inclusão digital da Rede CDI Campinas com outros projetos de inclusão digital e a comunidade de Campinas e região. Participam em média 600 pessoas, entre educandos, educadores, voluntários e sociedade em geral. No Encontro, os educandos apresentam seus projetos de ação social desenvolvidos usando o computador como ferramenta, resultados de leituras de mundo, crítica e reflexão de qual comunidade queremos construir. São crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, pessoas que arregaçaram suas mangas e acreditaram que o mundo é passível de transformação.
http://www.cdicampinas.org.br/ver_noticia.asp?id=278

CONFRATERNIZAÇÃO CURSINHO POPULAR VOZ ATIVA
29/10, sábado, as 12h10
Local: Rua Nabor Peres, 125, Jd. Lisa, Campinas
Para fechar as atividades do Cursinho Popular Voz Ativa faremos uma confraternização com nossos estudantes e professores e você é nosso convidado. Venha, traga seus amigos e sua alegria. Queremos socializar o que fizemos neste 2º ano de Cursinho Popular Pré-Universitário.

SIMULADO DOS CURSINHOS POPULARES DE CAMPINAS E REGIÃO
30/10, domingo, das 13h00 as 18h00
Local: E.E. Carlos Gomes, Av. Anchieta, nº 80, Centro, Campinas
Dia 30 de outubro, vamos treinar para o vestibular da Unicamp?!
Quando chegamos reta final para os vestibulares, nada melhor do que treinar fazendo uma prova como se fosse para valer. Pensando nisso, os Cursinhos Populares de Campinas e de cidades próximas montaram para o dia 30 de outubro, um domingão, das 13h00 as 18h00, um simulado modelo Unicamp 1ª fase. O simulado é GRATUITO e será no centro de Campinas, na Escola Carlos Gomes (Avenida Anchieta, 80), pertinho da Prefeitura! Para se inscrever, basta acessar o blog dos Cursinhos Populares e fazer já a sua inscrição! http://www.cursinhospopularesunidosnaluta.blogspot.com/ e atenção: não deixe para a última hora, as inscrições vão até o dia 26 de outubro.
Esse simulado é como se fosse uma prova da Unicamp pra valer, mas é apenas um teste para avaliarmos uma parte dos nossos conhecimentos e controlarmos o nervosismo que surge naturalmente nessa época de vestibulares. Além disso, o simulado nos ajuda a administrarmos melhor o tempo de prova, embora sejam 5 horas de exame, elas costumam passar voando quando estamos bastante concentrados.
O modelo de prova da 1ª fase da Unicamp e o nosso simulado são iguais e será o seguinte: são 48 questões de teste de múltipla escolha, com 4 alternativas cada questão (a, b, c, d – apenas uma será correta) e 3 textos obrigatórios. A correção da redação será feita por professores que estão na banca de correção oficial da Unicamp.
Além do simulado que irá rolar no dia 30, é uma chance para quem ainda não conhece os Cursinhos Populares e ficou interessado a se aproximar da gente e nos juntarmos para entrar na Universidade Pública e discutirmos a educação e as questões fundamentais do Brasil, porque há vida além do vestibular! rsrs
Convide seus amigos que não estejam sabendo dessa chance para fazerem junto com você a inscrição e para participarem! Lembrando que o Simulado é aberto e gratuito. Basta fazer a inscrição no nosso blog. A prova da 1ª fase da Unicamp acontecerá para valer no dia 13 de novembro, duas semanas depois no nosso simulado.
Então se ligue e faça já sua inscrição!

Debate: COMO FUNCIONA O ESTADO?
31/10, 2ª feira, as 19h00
Local: Metrocamp, Rua Sales de Oliveira, nº 1661, Vila Industrial
Marcela Moreira: Coord. Instituto Sócio-Cultural Voz Ativa, Estudante Ciências Sociais PUC Campinas, ONG SOS Mata de Santa Genebra, Suplente no Conselho Municipal de Meio Ambiente –COMDEMA, Coord. Cursinho Popular Voz Ativa e professora do Cursinho Popular Toninho/Rede Emancipa. Só existe democracia de fato com a participação ativa dos cidadãos. Porém para haver uma participação qualificada e eficiente é necessário que todos nós saibamos as regras que regulam o Estado brasileiro. Você vota? Vai votar? Mas sabe o que significa coeficiente eleitoral? Qual a diferença entre eleição majoritária e proporcional? Sabe qual a diferença entre deputados e senadores? Por que acontece tanta corrupção? Venha tirar essas e outras dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário