quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Minhas singelas palavras...


Este ano de 2011 foi de muita luta. Em maio, antes das denúncias de corrupção e do desvio de R$ 615 milhões dos nossos impostos virem à tona, fizemos um ato na escadaria da prefeitura. Um ato contra a corrupção. As pessoas que passaram por nós, deram risadas, nos chamaram de loucos. E quem diria? Das ruas não saímos e nas ruas permanecemos. Permanecemos nas ruas e nas praças, porque como diria Castro Alves, “a praça é do povo, como o condor é do céu”. E isto é só o começo.
O meu sonho é que um dia nosso povo tomará consciência e ocupará as ruas. E não saberemos o que será mais rua, porque haverá muito povo, muito sonho, muita luta, muita fé, muita esperança. E tudo isso não caberá nos limites das calçadas...
Este ano foi de crise. A Primavera Árabe inaugurou o ano e varreu continentes inteiros. Tivemos muitas ocupações, não só a da Wall Street. Agradeço a todos que tomaram lado e lutaram, pois já dizia Dante “no inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise”.
Além dos espinhos e das durezas, tivemos rosas e muito frescor. Como a notícia que valeu o ano: conseguimos APROVAR 5 ESTUDANTES do CURSINHO TONINHO e do CURSINHO VOZ ATIVA da REDE EMANCIPA para a 2ª fase do vestibular da Unicamp. O vestibular é um instrumento para manter pobres fora da Universidade Pública e reter o conhecimento para poucos, pois o “saber é poder”. Mas conseguimos, CON-SE-GUI-MOS!
Queria falar da Virgínia, uma das nossas aprovadas: 51 anos, empregada doméstica. Depois de criar 2 filhos, arregaçou as mangas e voltou a estudar. Fez supletivo e este ano fez o Cursinho Voz Ativa. No primeiro dia de aula falou que não prestaria a Unicamp. Fez a inscrição no último dia e com a ficha na mão me disse: "Marcela, vou passar vergonha, o que os corretores acharão de mim?". No que eu respondi: "Que você tentou e é uma guerreira".
Parabenizo a todos os nossos valorosos professores/as, nossos queridos estudantes e a todos/as que ajudaram na construção de nossos Cursinhos. Parabéns às 5 aprovadas para a segunda fase da Unicamp. Sim, são mulheres e guerreiras! E parabéns àqueles/as que não passaram. Eles AINDA não passaram, mas aprenderam que não poderão desistir de seus sonhos. Espero encontrá-los novamente na luta por uma Universidade Pública, Gratuita, de qualidade, laica e para todos. Lutamos para que “pública" não seja apenas um adjetivo, mas que "pública" signifique e concretize o que a educação tem que ser. Um direito e não um produto, restrito a quem tem dinheiro. Um direito que emancipe e não promova uma perversa segregação!
O ano termina com muito cansaço, mas com a sensação que o que tinha que ser feito, foi feito. Não deixamos para amanhã, não adiamos. Nesta retrospectiva estou muito feliz. Feliz porque lutamos, tomamos partido. Lembramos aos nossos inimigos que sempre tivemos lado e nunca o abandonamos. O nosso lado é daqueles que “trabalha o dia inteiro pra vida de gente levar”.
Por fim, além da retrospectiva, queria desejar a você que tenha o melhor presente neste Natal. Desejo que esteja com saúde, ao lado das pessoas que ama. Desejo também um 2012 pleno, em primeiro lugar, com saúde e que conquiste muitas felicidades.
Desejo que tenha sonhos. Acredito que muitos destes sonhos serão sonhos comuns de muita gente. Por isso, convido você a sonhar conosco, que continuemos JUNTOS, que tenhamos garras para transformar estes SONHOS EM REALIDADE...
Grande abraço.
Com lágrimas e felicidades que não cabem neste coração ansioso e agitado.
MARCELA MOREIRA
Coordenadora Instituto Voz Ativa


O SONHO
Clarice Lispector

Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
... de fazer aquilo que quer.


Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.


As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.


A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passaram por suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário